Papa Leão XIV já tem férias marcadas, diz Vaticano. Confira detalhes

Notícias

Metrópoles

6/17/20251 min read

Eleito no conclave em 8 de maio deste ano, o papa Leão XIV já tem as primeiras férias definidas. Segundo comunicado divulgado nesta terça-feira (17/6), pela Prefeitura da Casa Pontifícia, o pontífice deixará o Vaticano no início de julho para um período de descanso nas Vilas Pontifícias de Castel Gandolfo, a cerca de 25 quilômetros de Roma.

O Castel Gandolfo, que desde 2016 funcionava como museu aberto ao público, agora volta a receber um papa para um período de férias.

De acordo com a programação oficial, Leão XIV sairá do Vaticano em 6 de julho. Durante a estadia, o papa vai manter algumas atividades públicas. Dia 13, ele celebrará uma missa na Paróquia Pontifícia de São Tomás de Vilanova, às 5h (horário de Brasília), e conduzirá a oração do Angelus às 7h (horário de Brasília), na Praça da Liberdade, em frente ao Palácio Apostólico.

No dia 20 de julho, estão previstas mais duas atividades: uma missa na Catedral de Albano, às 4h30 (horário de Brasília), e outra oração do Angelus, às 7h (horário de Brasília), na Praça da Liberdade. O retorno ao Vaticano deve ocorrer na tarde do mesmo dia.

Durante o mês de julho, as audiências privadas e as audiências gerais de quarta-feira, realizadas tradicionalmente no Vaticano, serão suspensas. Segundo o Vaticano, não haverá encontros nas datas de 2, 9, 16 e 23 de julho. As audiências devem ser retomadas no dia 30.

O período de descanso do Papa vai se estender também para o mês de agosto. No dia 15, uma sexta-feira, Leão XIV voltará a Castel Gandolfo para celebrar uma missa na Paróquia Pontifícia, às 5h, e rezar o Angelus ao meio-dia.

No domingo, dia 17, ele conduzirá novamente a oração do Angelus na Praça da Liberdade e, à tarde, retornará ao Vaticano.

Metrópoles

📸 Michael Kappeler/Getty Images