Papa Francisco agradece orações e reforça pedido de paz durante internação

Geral

Iva Soares

3/2/20251 min read

Internado há 16 dias, o papa Francisco expressou gratidão pelas orações dos fiéis e pelo cuidado da equipe médica neste domingo (2/3), em mensagem do Angelus divulgada pela Santa Sé. No texto, o pontífice também reafirmou seu compromisso com a paz, mencionando regiões afetadas por conflitos, como Ucrânia e Palestina.

“Irmãs e irmãos, envio-lhes estes pensamentos do hospital, onde, como sabem, estou há vários dias, acompanhado por médicos e profissionais de saúde, a quem agradeço pelo cuidado com que me assistem”, escreveu Francisco. “Nestes momentos, aprendemos ainda mais a confiar no Senhor.”

O papa destacou que sente o apoio e a proximidade dos fiéis que rezam por sua recuperação. “Gostaria de agradecer as orações que se elevam ao Senhor, do coração de tantos fiéis em diversas partes do mundo. Sinto todo o carinho e a proximidade de vocês e, neste momento particular, percebo-me ‘carregado’ e apoiado por todo o Povo de Deus.”

Francisco também reforçou seu apelo pela paz: “Eu também rezo por vocês. E rezo especialmente pela paz. Daqui, a guerra parece ainda mais absurda. Rezemos pela martirizada Ucrânia, pela Palestina, por Israel, pelo Líbano, por Mianmar, pelo Sudão, por Kivu.”

Estado de saúde

Aos 88 anos, o papa está internado no hospital Gemelli desde 14 de fevereiro. Em boletim divulgado neste domingo, o Vaticano informou que Francisco teve uma noite tranquila e segue em repouso.

Segundo comunicado anterior, emitido no sábado (1º/3), seu estado de saúde permanece estável. Ele não apresentou febre nem novas crises respiratórias, quadro que havia preocupado a equipe médica na sexta-feira (28/2), quando sofreu um agravamento repentino.