Governo do RN lança concurso da Saúde com 565 vagas
Saúde


O Governo do Rio Grande do Norte publicou, nesta sexta-feira (7), no Diário Oficial do Estado, os editais do concurso público para a Secretaria da Saúde Pública (Sesap). O certame oferece 565 vagas para cargos de provimento efetivo, sendo 306 destinadas a funções de nível superior e 259 para nível médio e técnico, além da formação de cadastro de reserva.
O anúncio foi feito pela governadora Fátima Bezerra na tarde da última quinta-feira (6), acompanhada de representantes da Secretaria da Administração (Sead) e da Saúde Pública do RN (Sesap). Segundo a governadora, a iniciativa faz parte do processo de fortalecimento do Sistema Único de Saúde (SUS) no estado. “Ao longo do nosso governo, nós já nomeamos para a Saúde do Estado 3.718 profissionais. Com mais 565 vagas desse novo concurso, damos mais um passo importante na expansão, na melhoria e fortalecimento do SUS no Rio Grande do Norte”, destacou.
As inscrições para o concurso estarão abertas entre os dias 10 de março e 14 de abril. As provas serão aplicadas no dia 25 de maio de 2025 em nove cidades potiguares: Natal, Caicó, João Câmara, Macau, Mossoró, Nova Cruz, Pau dos Ferros, São José de Mipibu e Santa Cruz.
O secretário estadual da Saúde, Alexandre Motta, ressaltou que o concurso é essencial para a recomposição do quadro de profissionais e melhoria da qualidade dos serviços prestados à população. “São diversas áreas contempladas, com vagas e cadastro de reserva para todas as oito regiões de Saúde do Rio Grande do Norte”, afirmou. Já o secretário da Administração, Pedro Lopes, destacou que a ampliação das estruturas regionais de Saúde foi fundamental no enfrentamento da pandemia da Covid-19 e que esse concurso consolidará essa expansão.
Distribuição das vagas
O concurso contempla 205 vagas para médicos de 44 especialidades, 54 para enfermeiros e 47 para outras funções de nível superior. Para os cargos de nível médio e técnico, são oferecidas 204 vagas para técnicos de enfermagem e outras 55 para diferentes áreas, distribuídas em 11 categorias.
O certame será organizado pelo Instituto de Desenvolvimento Educacional, Cultural e Assistencial Nacional (Idecan) e será composto por duas fases: uma prova objetiva para todos os candidatos e a análise de títulos para os cargos de nível superior.
Os editais detalham as etapas da seleção, os requisitos para cada cargo, a remuneração e os locais de prova. Os candidatos devem acompanhar as publicações oficiais para obter informações atualizadas e se preparar para o concurso
