Estudante de Parnamirim é o primeiro do RN a ser sócio mirim da AEITA

Geral

Iva Soares

3/13/20253 min read

Ettore Damique, de 7 anos, é aluno do 4º ano da Escola Municipal Profª Enedina Eduardo do Nascimento, localizada no bairro Vale do Sol, em Parnamirim. Ele foi selecionado pela Associação dos Engenheiros do Instituto Tecnológico de Aeronáutica (AEITA) como um dos 10 sócios mirins da instituição, destacando-se entre estudantes de todo o país. A AEITA tem como objetivo fomentar a tecnologia aeroespacial no Brasil, e os selecionados têm o direito de conhecer de perto o polo aeroespacial brasileiro, em São José dos Campos (SP).

Ettore se destaca nas áreas de ciências, engenharia e tecnologia, além de ser um grande entusiasta por robótica, astronomia, matemática, foguetes, aviões e sonhar em ser piloto. Em novembro de 2024, ele teve a oportunidade de visitar o ITA, onde experimentou o simulador de voo da Airbus E190-E2. Em fevereiro deste ano, durante visita ao Centro de Treinamento de Pilotos da Azul Linhas Aéreas, em Campinas, também realizou voos simulados no Embraer A320, classificando a experiência como “inesquecível”.

Sua conquista é motivo de grande orgulho para sua família, a cidade de Parnamirim e todos os profissionais que acompanham seu desenvolvimento escolar, especialmente por ele ser estudante de uma cidade com grande relevância histórica para a aviação brasileira, sobretudo durante a Segunda Guerra Mundial.

Desenvolvimento escolar e apoio familiar

Josimar Ferreira, diretor da Escola Municipal Profª Enedina, destaca que a conquista de Ettore pode inspirar outros estudantes do município a alcançarem seus objetivos, reforçando que, com dedicação aos estudos, não há limites para o sucesso. O diretor também enfatiza a importância da participação ativa da família no processo de aprendizagem. “No caso de Ettore, a presença constante da família na escola facilita nosso trabalho e o desenvolvimento dele”, afirmou.

Ettore recebe apoio especializado por meio de um plano de estudos adaptado às suas habilidades excepcionais, especialmente em raciocínio lógico-matemático. Aos 4 anos, foi avaliado com um QI considerado “muito superior” para sua faixa etária. Ele também é atendido pela neuropsicopedagoga Lucélia Bezerra, que acompanha seu desenvolvimento nas salas multifuncionais da rede municipal de Parnamirim. Lucélia destaca que, apesar dos desafios em atender crianças com necessidades educacionais específicas, o município tem conseguido oferecer suporte adequado. “Ettore é uma criança altamente talentosa. Ele resolve equações complexas, joga xadrez e utiliza softwares avançados, mas também precisamos trabalhar o desenvolvimento emocional, a escrita e a coordenação motora”, explicou.

Apoio familiar e estrutura municipal

Os pais de Ettore, Rosy e Daniel, acompanham de perto seu desenvolvimento. Rosy fala sobre a experiência de ser mãe de Ettore: “Ele tem uma curiosidade insaciável e um grande coração. A cada dia, ele nos inspira a acreditar no poder transformador da educação e na importância de apoiar seus sonhos”. Daniel compartilha a gratidão pela rede pública de ensino de Parnamirim, destacando o apoio da escola, especialmente do diretor Josimar e da neuropsicopedagoga Lucélia, que foram fundamentais para o desenvolvimento de Ettore. “A educação pública tem se mostrado fundamental para o crescimento de nosso filho, e a parceria da família com a escola é crucial para o sucesso do aprendizado”, afirmou.

Parnamirim conta com 25 salas de recursos multifuncionais, que atendem a estudantes com deficiências e altas habilidades, como é o caso de Ettore. Essas salas são equipadas com recursos tecnológicos e pedagógicos e funcionam no contraturno escolar, proporcionando suporte individualizado. Josimar reforça que a presença ativa dos pais de Ettore tem sido um fator essencial para seu sucesso acadêmico. “Eles participam ativamente da vida escolar, fazem doações e contribuem com o processo de ensino-aprendizagem”, afirmou.

Lucélia Bezerra, neuropsicopedagoga do município, destaca a importância da parceria entre escola e família, especialmente no caso de crianças com talentos especiais. “A colaboração entre pais e escola é fundamental para o desenvolvimento de qualquer criança. No caso de Ettore, essa parceria tem sido decisiva, e, se continuar assim, ele tem um futuro brilhante pela frente”, concluiu.