50% dizem que idade de Lula é um problema para reeleição

Política

Iva Soares

7/30/20252 min read

Para 50% dos eleitores, a idade do presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT), de 79 anos, seria “um problema” em uma possível reeleição. A taxa representa um salto de 18 pontos percentuais em comparação com julho de 2024. Caso decida disputar um novo mandato em 2026 e seja reeleito, Lula assumiria o cargo com 81 anos.

A pesquisa também mostra que 26% dos entrevistados não veem a idade do petista como um empecilho para um eventual quarto mandato. Esse percentual era de 38% no ano anterior. Outros 23% não souberam ou não quiseram responder.

A discussão sobre a idade do presidente ganha força à medida que o calendário eleitoral se aproxima. Lula tem cometido alguns deslizes públicos que alimentam comparações com o ex-presidente dos Estados Unidos, Joe Biden (Partido Democrata), que tem 82 anos e desistiu de buscar a reeleição em 2024 por questões de saúde. Durante seu mandato, Biden enfrentou questionamentos recorrentes sobre sua capacidade cognitiva.

Apesar das comparações, o petista atualmente se beneficia de uma melhora nas taxas de aprovação, impulsionada pelo embate comercial com os Estados Unidos após a imposição de tarifas a produtos brasileiros. O episódio tem sido usado como símbolo de soberania por parte do governo.

Lula tem evitado dar uma resposta direta sobre sua possível candidatura. Em entrevistas, costuma dizer que sua saúde e sua idade serão fatores importantes a serem considerados, mas não determinantes. Segundo o presidente, a decisão será tomada no momento certo.

O cardiologista Roberto Kalil, médico pessoal de Lula, declarou em 2024 ao portal Poder360 que o presidente está apto a disputar mais um mandato. “Ele é um jovem com a idade que tem. Hoje, a idade é menos importante do que o físico e a saúde. Há uma tese sobre a definição de velhice: o velho é um desistente da vida. A idade acumula. Mas você pode ser idoso, não velho. Em relação ao presidente, ele tem muita saúde. Pode enfrentar o que quiser na hora que quiser”, afirmou.

Nos bastidores, Lula já dá sinais de que pretende disputar o Palácio do Planalto em 2026. Como mostrou o Poder360, o governo federal prepara ao menos seis novos programas sociais para os próximos meses, o que reforça a expectativa de uma nova candidatura.

No Congresso Nacional, parlamentares afirmam que não há clima para discutir qualquer tipo de limite de idade para candidatos à Presidência da República. Com isso, a tendência é de que Lula esteja, sim, no páreo — e com fôlego político.

A pesquisa foi realizada pelo PoderData, empresa do grupo Poder360 Jornalismo, com recursos próprios. Os dados foram coletados entre os dias 26 e 28 de julho de 2025, por meio de ligações para celulares e telefones fixos. Foram feitas 2.500 entrevistas em 182 municípios das 27 unidades da Federação. A margem de erro é de 2 pontos percentuais e o intervalo de confiança é de 95%.

Para alcançar os entrevistados de forma proporcional aos grupos por sexo, idade, renda, escolaridade e localização geográfica, a empresa realiza dezenas de milhares de ligações — em alguns casos, mais de 100 mil chamadas — até que a amostra esteja devidamente representada.